Luzes, sinais, ação!

Luzes, sinais, ação! Este é o tema que os Colégios da Companhia de Jesus, em Portugal e Espanha, escolheram para ser trabalhado em conjunto ao longo deste ano letivo.

No mundo atual, que muitas vezes se torna sombrio, os educadores têm um especial destaque. Se isto é fundamental em qualquer organização, numa escola, na nossa escola, é o mais importante e necessário. Os nossos Educadores são a luz que ajudará a promover a ação nos seus educandos, são o sinal que os fará ir mais além.

No Instituto Nun’Alvres, o Projeto Educativo é uma referência, uma Luz, com base na inspiração cristã, procurando ser um sinal num mundo em constante mudança, em que os agentes, professores, pais, encarregados de educação, funcionários, entre outros, são o sinal que promove a ação, neste local, ou seja neste mundo que é de todos nós.

Só assim, tem sido possível a escola crescer e adaptar-se a um contexto tão diferente ao longo dos anos.

Estamos convictos de que a nossa comunidade educativa, apoiada na Associação de Pais e na Associação de Estudantes, continuará a ser local de construção, onde se aprende cada vez mais, quer a nível intelectual, quer a nível humano, conforme os talentos de cada um.

Queremos continuar a apostar no rigor, no saber estar, no saber ser, pois o ter pode-se “comprar”, mas a educação semeia-se, trata-se e, por fim, espalha-se fazendo todo o bem que é preciso.

Diariamente, em todos os momentos, temos a obrigação de estar atentos aos nossos jovens, estar com eles, apoiá-los para que construam um projecto de vida alicerçado em bases sólidas que lhes permitam, perante as novas situações de vida, serem “Homens e Mulheres para os Outros”.

Sejamos Luz para os nossos alunos, para que nós e eles nos envolvamos na ação de preservar o presente, sem comprometer o futuro.

Maria do Céu Pinheiro
Diretora Pedagógica do Instituto Nun’Alvres