Editorial
«OLHA DE NOVO – Um fogo que acende outros fogos»

«OLHA DE NOVO – Um fogo que acende outros fogos». Este é o tema escolhido pelos Colégios da Companhia de Jesus, da Península Ibérica, como linha de força orientadora para ano letivo 2014-15.

«Olha de novo»… Olhar de novo: o quê, quem, para onde?!… Haverá algo para olhar de novo? O “nosso mundo” tem alguma novidade?

A rotina e os problemas quotidianos, com facilidade, tiram-nos, sem por isso nos darmos conta, a lucidez da novidade.

O grande desafio que se coloca a quem quer “romper” com o “hábito,” que automatiza e se “acomoda” à preguiça de não pensar, é “re-criar” novos “mundos”, através de um outro novo olhar. As pessoas, as nossas relações, o nosso trabalho, a nossa vida, o mundo,… poderão ser olhados de «novo», de outro modo, de outro prisma, de outra perspetiva? Haverá ali algo de «novo», de diferente para descobrir, para encontrar, para “destruir”, para reconstruir, para morrer, para ressuscitar? A vida do homem é peregrinar, caminhar… Se não há novidade nesta peregrinação…, para onde caminhamos? A vida muda. E a nós, por que nos custa tanto mudar, deixar-nos mudar e mudarmo-nos? Por que temos tanta dificuldade em nos abrirmos, em nos expormos à mudança, à novidade, ao diferente?

Continuar a ler…